Os Quatro Evangelhos (1866) x Jesus Perante a Cristandade (1898) x A Caminho da Luz (1939)

Aqui mostra-se que tanto o médium Chico Xavier quanto Frederico Pereira da Silva Júnior usaram ideias oriundas da obra Os Quatro Evangelhos de Jean-Baptiste Roustaing em seus livros psicografados. Para ler o artigo, clique aqui.

18 respostas a “Os Quatro Evangelhos (1866) x Jesus Perante a Cristandade (1898) x A Caminho da Luz (1939)”

  1. Gorducho Diz:

    ====================================================
    Sr. Administrador disse:

    Em ambos os textos está a ideia que Jesus modelou a Terra. E na verdade essa mesma ideia remonta a Jean-Baptiste Roustaing (1866):

    Espírito perfeito, puro entre os mais puros que presidem, sob a sua direção, aos destinos, ao desenvolvimento e ao progresso do vosso planeta e da sua humanidade, encaminhando-os, Jesus, cuja pureza, cuja perfeição se perdem na noite da eternidade, Espírito protetor e governador do vosso mundo, vosso e nosso Mestre, obrava, não sob influência estranha, mas por si mesmo. (Os Quatro Evangelhos, Tomo I)

    ====================================================
    Essa idéia do Roustaing apesar de não constar formalmente no Pentateuco, tem sim amparo Doutrinário implícito, Sr. Administrador.
    RE janeiro ’64 – Um Caso de Possessão o Espírito Hahnemann manifesta:

    l’Esprit de Vérité, qui dirige ce globe,

    E o Kardec publicava o que ele queria na revista; e se discordava se manifestava. Portanto implícita concordância dele.
    Léon Denis, claro que posterior ao Roustaing mas um dos grandes da DE, 100% ortodoxo, em Cristianismo e Espiritismo – VI. Alteração do Cristianismo; os Dogmas

    Aujourd’hui encore, il préside aux destinées du globe sur lequel il a vécu, aimé, souffert. Parvenu par son sacrifice au rang de gouverneur spirituel de ce monde,

  2. Vinicius Diz:

    Há mensagem igual, no Livro dos Médiuns (Cap. 31, item IX) assinada como “Jesus” e outra, no Evangelho Seg.Espiritismo” (Cap.6, item 5 )assinada como “espirito verdade” sugerindo troca de assinaturas.
     
    No Livro dos médiuns logo abaixo tem nota de Kardec inclusive:
     
    “Esta comunicação, obtida por um dos melhores médiuns da Sociedade Espírita de Paris, foi assinada com um nome que o respeito nos não permite reproduzir, senão sob todas as reservas, tão grande seria o insigne favor da sua autenticidade e porque dele se há muitas vezes abusado demais, em comunicações evidentemente apócrifas. Esse nome é o de Jesus de Nazaré.”
     
    Deve saber que no meio espírita há confusão a respeito da identidade do Espirito Verdade, uns dizem ser Jesus, outros uma espécie de chefão dos espiritos da codificação e outro grupo dizendo ser uma equipe que se denominou Verdade.
     

  3. Vinicius Diz:

    Há fortes indícios de ter usado desse expediente para tornar “sua religião” missionária e vinda do próprio Jesus.

  4. Vinicius Diz:

    e contando, também, com inúmeras mensagens de santos católicos…

  5. Vitor Diz:

    Obrigado pelas importantes observações, Gorducho! De fato, a ideia de Jesus como dirigente ou governador do mundo possui respaldo kardecista. A ideia de Jesus como criador e modelador da Terra é que parece ter se originado com Roustaing. Vou tentar na segunda reescrever o artigo demarcando essas diferenças e pondo suas contribuições.

  6. Gorducho Diz:

    Tem esse paralelo entre a citada passagem do Roustaing – 1866
    “obrava, não sob influência estranha, mas por si mesmo”
    e o Kardec n’AG XV.2 -1868

    Or Christ n’avait pas besoin d’assistance, lui qui assistait les autres ; il agissait donc par lui-même, en vertu de sa puissance personnelle,

    Eu não me lembro se nas obras + RE o Kardec tinha escrito isso. Mas de qualquer maneira, mesmo supondo que o Kardec tenha sido influenciado pelo Roustaing nessa passagem, fica Doutrinária.

  7. Vitor Diz:

    Acabo de atualizar, Gorducho. Não usei esse último paralelo que você mostrou para não introduzir mais um tema, mas agradeço por ter mostrado, é interessante.

  8. Vinicius Diz:

    Sabem se há alguma menção de Kardec acerca de Maria mãe de Jesus e se houve alguém parecido com a Celina e algum dirigente da frança, a exemplo de Ismael no Brasil?
     
    Já fui em alguns centros profundamente “Marianos”. Outros que mencionam bastante Ismael.
     
    Há expositor na federação espírita de São Paulo que pessoalmente não concordam com essas histórias e uma delas já deixou isso claro em uma aula, chamando de “certa fantasia” a questão do Dr.Bezerra não ter aceitado ir para mundos superiores.
     
    E vários discordam, mas “só nos corredores” ou “cafézinho”, enfim no silêncio…

  9. Gorducho Diz:

    ・ Maria: não, não tem maiores referências a Maria na DE original — Kardec + Gabriel Delanne + Léon Denis, say — que eu me lembre.
    ・ Anjo Ismael: seria o Espírito S. Luis pra Société. Mas claro que não com tanta idolatria. Proporcional à diferença de mentalidades entre brasileiros e franceses, diria eu.
    ・ Celina: desconheço a origem.
    By the way, seria bom se a Administração acaso ainda mantenha contado c/o Sr. JCFF pudesse perguntar se Celina e Anjo Ismael são entidades da ICAR.
    Por que teriam entrado no Espiritismo Brasileiro no caso🤔

  10. Vitor Diz:

    Oi, Gorducho
    não consultei o JCFF, mas procurei e parece que o Ismael é um personagem bíblico:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ismael
    Este site é o que sugere isso:
    https://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2023/06/o-anjo-guardiao-do-brasil-ismael-e.html

  11. Gorducho Diz:

    Puxa! O Sr. poderia ter-se abatido disso❗
    Acha que eu não conheço o personagem OT = Ismael 🤔
    Mas não me consta que fosse anjo.

  12. Gorducho Diz:

    ERRATA
    abstido

  13. Gorducho Diz:

    Estou tentando achar o relato da séance com a 1ª mensagem do Ismael. Se bem me lembro já vi ela anos atrás, mas não guardei.
    No artigo referido traz, claro. Finaliza:
    Onde estiver esta bandeira, aí estarei eu, Ismael.
     
    Até aí ele não se apresenta como anjo. Por isso quero tentar achar o relato original…
    1ª mensagem da Celina achei.

  14. Gorducho Diz:

    Eu me confundi. A mensagem que tinha visto foi a ditada em Salvador no Grupo Familiar do Espiritismo em 17/9/1865 23:30h por Anjo de Deus.
    Permanece então a curiosidade que nesta 1ª mensagem o Ismael não se apresenta como anjo🤔

  15. Vinicius Diz:

    GORDUCHO, segundo o site FEB:
     
    “Desde o “Grupo Confúcio”, fundado em 1873, com duração aproximada de seis anos, delineava-se a futura Casa de Ismael. A esse Grupo pertenceram, entre outros, o Dr. Siqueira Dias, Dr. Bittencourt Sampaio, Dr. Antonio da Silva Neto, Dr. Joaquim Carlos Travassos, Prof. Casimir Lieutaud, e a ele se deve a primeira revelação de ser o Anjo Ismael o Guia do Brasil”
     
    No site da FEB fala desse professor Casimir (página 04).
     
    https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/126.pdf

  16. Vinicius Diz:

    Achei interessante esse documento. Demonstra uma “transferencia” do Espiritismo para o Brasil, e que é uma “terra escolhida”.
     
    “Antecedendo as páginas proféticas de Humberto de Campos (Espírito) em “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, a respeito da missão do Brasil, hoje conhecidas de todos os espiritistas estudiosos, já em 1920, em mensagem quase esquecida pelas novas
    gerações, o Espírito de Verdade, pela mediunidade de Albino Teixeira”
     
    E, possivelmente, por levantar dúvidas quanto a autenticidade escrevem:
     
    “Quanto à autenticidade da mensagem e de sua procedência, diversos são os testemunhos a confirmá-las, ressaltando o de Bittencourt Sampaio (Espírito), também presente à sessão, revelando, por outro médium, que o Espírito de Verdade a transmitiu por
    intermédio do Anjo Ismael”

  17. Gorducho Diz:

    Sim, mas por isso mesmo que eu queria achar o relato da séance na íntegra. Pois note que na 1ª mensagem conforme se viu no artigo referido pela Administração, ele não se intitula anjo.

  18. Marcos Arduin Diz:

    O Espiritismo no Brasil começou mal e porcamente. E não poderia ser diferente: os primeiros espíritas por aqui eram egressos do Catolicismo. E se encontraram algo de interessante na Doutrina Espírita, sentiram enorme falta da Deusa Mãe e do Cristo-Deus. Maria era só a mãe biológica de um Jesus e outros filhos, também biológicos. Todos eles gerados por relação sexual. Nossa! Perguntem a um católico carola o que ele acha disso.
    .
    Mas eis que surge a obra salvadora: Os Quatro Evangelhos, do Roustaing. Ele resgata o Cristo-Deus e a Eterna Virgindade de Maria. Agora esses espíritas-novos podiam recolocar seus santos de volta na peanha. O Bezerra de Menezes foi muito hábil em neutralizar os outros grupos espíritas e tornar a FEB dominante. Apesar disso, o Espiritismo-Cristão da FEB nunca teve muitos adeptos sinceros numerosos, mas isso não importava para a FEB. O que importava e isso ela conseguia, era a dominância política. Diz a lenda que nem ela mais está conseguindo sustentar o seu querido Roustaing.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)