Relato Definitivo sobre a Mediunidade Primeva (2023), por Etzel Cardeña

Alan Gauld, o autor do aclamado livro Mediunidade e Sobrevivência, que é certamente a melhor obra do século XX sobre o assunto, lançou em 2022 The Heyday of Mental Mediumship: 1880s-1930s: Investigators, Mediums and Communicators. Etzel Cardeña escreveu uma revisão extremamente elogiosa do novo livro de Gauld, e que, afirma, supera Mediunidade e Sobrevivência. Para ler a revisão de Etzel, clique aqui.

17 respostas a “Relato Definitivo sobre a Mediunidade Primeva (2023), por Etzel Cardeña”

  1. Luiz Manvi Diz:

    Porra, não sabia desse livro do Gauld. “Mediunidade e Sobrevivência” é realmente ótimo, e concordo que provavelmente é o melhor livro sobre o assunto. É uma pena que esse outro talvez nem seja traduzido e lançado no Brasil.

  2. Gorducho Diz:

    Review ótima sem dúvida👍
    Mas ≈ 100 anos decorridos do citado heyday, não observei menção ao requisito prévio pra qualquer teste tecnicamente rigoroso de mediunidade espírita (so to speak), apontado exaustivamente cá. Es decir: verificação da presença de espírito no ambiente da séance.
    Se o resultado dessa verificação inicial for negatico, não exclui a possibilidade de outras formas de Ψ evidentemente. Mas então já é indício de que outras explicações devem ser buscadas fora de mediunidade espírita.
    Isto posto, pra quem não seja especialista no tema como nós, não tenho dúvida que o livro em tela deve ser leitura obrigatória pra quem queira se aprofundar no estudo do Espiritismo em qualquer variante que seja.

  3. Espiritinho Camarada Diz:

    Ola, Vitor. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre as “revelações” do Phelipe nesse site conforme ele fez aqui https://obraspsicografadas.org/2023/chico-xavier-o-inventor-do-outro-mundo-espirita/
    O que me deixa pertubado é que ele disse que ha um inferno eterno, o que é um retrocesso enorme nas minhas crenças porque eu ja sei que o inferno eterno é um erro de tradução da Bíblia e o espiritismo nega a ideia de um inferno eterno mas aparece nesse site alguém fazendo uma revelação dessas justamente porque consultou um médium católico. Adoraria saber se você tem contrapontos sobre o que ele disse, Vitor.

  4. Luiz Manvi Diz:

    Também li esse relato, Espiritinho. O problema é que ele não documentou, e tudo é visto de um ponto de vista extremamente pessoal, de uma experiência muito individual. Fica difícil considerar por inteiro o relato, dessa forma. Tem médium por aí incorporando (ou “canalizando”) Jesus e Deus – sim, Deus – de uma forma que beira o ridículo, e mesmo assim tem uma quantidade absurda de seguidores/discípulos e de gente acreditando e dizendo que “é uma honra ouvir o próprio Senhor”. Não que seja o caso do relato, que parece ser de alguém com mais critério, mas, ainda assim, não tem como saber o quanto isso pode ser considerado verdade, por falta de método de verificação documentado e comprovado. Mas, com certeza, para ele é uma validação pessoal.

  5. Espiritinho Camarada Diz:

    Luiz Manvi, entendi. Mas seria bom alguem fornecer contrapontos de cada ponto que ele falou. No caso da reencarnação por exemplo, é possível contrapor falando de casos como o caso Shanti Devi que evidência que a reencarnação é uma lei sim ou uma necessidade bem comum. Agora, sobre o inferno eterno, adoraria saber de algum médium bom que desmente isso. No meu caso, eu usei adivinhação por meio do I Ching para responder essa pergunta, se ha perdão e saida para todos os condenados ao inferno, e apesar de exigir tantas interpretações, a resposta foi o primeira, segunda e terceira linha disso aqui https://iching.com.br/hexagrama-47-esgotamento/

  6. Espiritinho Camarada Diz:

    É irritante como o cara se contradiz sobre medium que é medium não se mostrar mas acredita na mediunidade do Chico Xavier. O que ele faz é atrapalhar a evolução de todo mundo.

  7. Luiz Manvi Diz:

    I Ching? Tendi foi nada. A questão é que não vejo necessidade de um contraponto ao relato, porque ele não tem bases robustas suficientes para irem além da experiência pessoal. Qualquer outro relato pessoal que diga o contrário estará no mesmo patamar. Nada no tal relato tem mais bases e provas do que, por exemplo, os textos de Kardec que ele contradiz ou se pretende anular, ou mesmo das pesquisas de reencarnação, de EQM e de mediunidade, etc. Acho que sem documentação e pesquisa séria, o vivenciado por ele pode ser uma validação pessoal da crença dele, com certeza, mas nada que vá abalar as estruturas gerais.

  8. Vitor Diz:

    Oi, Luiz

    fiquei curioso para quem quem é o médium que está incorporando o próprio Deus… O mais próximo que me lembro é do Inri Cristo que se diz Jesus reencarnado…

  9. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho Camarada
    Eu espero que a ideia de inferno eterno seja apenas o fruto de um desejo pessoal dos médiuns de vingança contra pessoas que lhes fizeram muito mal. Os relatos de EQM e reencarnação não dão apoio a essa ideia…
    Sobre a resposta pelo IChing, ela foi “Esgotamento. Sucesso graças à persistência correta. Para o verdadeiramente grande, boa sorte e ausência de erro. Ele tem algo a dizer, mas não é ouvido.”? Não fez sentido pra mim…

  10. Espiritinho Camarada Diz:

    Oi, Vitor e Luiz Manvi. A respsosta do Iching nana verdade foram as tres primeiras linhas moveis la em baixo. A segunda linha movel ao meu ver apoia a ideia de que é possivel sair do inferno. Vejam la

  11. Espiritinho Camarada Diz:

    Vitor, eu acho até mesmo possivel que seja puro animismo desses mediuns sobre a ideia de inferno eterno. A crença dos mediuns provavelmente influencia nas respostas e veja que o medium católico relatado pelo Phelipe era o melhor medium segundo ele, então temos uma suspeita de animismo.

  12. Espiritinho Camarada Diz:

    Vitor, eu adoraria saber qual o melhor caso de EQM ou reencarnação que refuta a ideia do inferno eterno. Poderia me dizer o melhor exemplo de caso na sua opinião?

  13. Luiz Manvi Diz:

    Vitor, é um tal Pedro, da Cada Plataforma de Oração, algo assim. Não são espíritas, é uma mistura doida de Kardec, Umbanda, Alienígenas e o que mais for místico e esotérico tá no meio; é um emaranhado maluco, eles querem é formar uma nova religião. E cheio de seguidores. Não chega a ser incorporação, eles chamam de “canalização”.
    Exemplo de título de vídeos:
    “Canalização com Jesus/Jesus Cristo conta como foi sua crucificação”;
    “Canalização quádrupla/Akhenaton-Shell Y Ann-Osho -Jesus Cristo”;
    “Canalização com Osho, Jesus, Maria de Nazaré, Nefertiti e Shell Y Ann/Sobre reptilianos, a união, paz”.

    Tem papo de reptiliano, da Terra estar sendo atacada… Bicho, é enganação e maluquice da braba, chega a ser divertido. Tem um papo ainda do médium dizer que é primogênito de Jesus ou algo assim, não sei bem porque tem hora que não dá mais pra assistir, por mais divertido que seja, porque a paciência e auto-preservação da sanidade não aguenta.

    Se colocar no You Tube “Casa Plataforma e Oração Canalização Jesus” vai encontrar alguns vídeos. Não é só o médium principal, o tal Pedro, que canaliza Jesus, outros médiuns canalizam também. Mas vou deixar dois links dos meus vídeos preferidos:

    “Canalização com Shell Y Ann – Quem é o Médium Pedro Augusto” (aqui o alegado médium canaliza uma alienígena falando como ele próprio – o médium – é um ser incrivelmente superior e moralmente perfeito):
    https://youtu.be/vzMQsdOyFWU

    E esse, uma obra prima: “Mensagem do Criador/As escolhas foram feitas, muitos serão recolhidos, tribulações virão.”
    https://youtu.be/_xCAj6yCvCk

    Deus tava puto nesse último aí. Falou que mandou Jesus, mandou Kardec, e não adiantou nada. Mas parece que agora o tal médium Pedro vai dar um jeito.

  14. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho Camarada,

    Em casos de reencarnação são poucos os exemplos de pessoas que foram muito más, mas existem casos de bandidos (ou daicots) que reencarnaram, então é um indício que um inferno eterno talvez não exista. Um caso está aqui:
    .
    https://obraspsicografadas.org/2013/algumas-ms-formaes-corporais-atribudas-a-vidas-anteriores-2005/
    .
    No caso do Tespésio posto recentemente no blog também não se fala em danação eterna, mas em sofrimento por muito tempo, dizem que por até mil anos…

  15. Espiritinho Camarada Diz:

    Vitor, obrigado! Isso deve ser util.

  16. Phelippe Diz:

    A quem interessar: continuo consultando os médiuns e eu mesmo faço experiências com espíritos. Estou convencido de que há um mundo espiritual e que nossa consciência sobrevive. Sobre a questão do inferno, sim, um espírito relatou isso, pediu que fosse dado amparo a uma pessoa que desejava se matar. Que se cometesse suicídio iria para o inferno e de lá não iria sair. Ainda disse que inferno existe sim e devemos tomar cuidado.
    Em outra experiência, com médiuns de Kardec, disseram que inferno de chamas não existe, mas que ficamos com pessoas iguais a nós, então um suicida ficaria com milhares de pessoas tão perturbadas quanto ele, e que esse seria o inferno. Que sair desse lugar depende da própria pessoa se arrepender e se voltar a Deus, o que poucos conseguem, daí dizerem que é eterno.
    Entenda que eu abri meu canal mediúnico, então consigo ver e ouvir muita coisa sem precisar entrar em transe. Demorei anos, mas consegui abrir os chakras. Já tinha o dom, só aprimorei. Consulto outros médiuns para confirmar minhas experiências pessoais.
    Muitos espíritos não acreditam em Deus, muitos os perdidos. Sujeito sabe que morreu, porém como em vida encarnada nunca se preocupou com o divino fica perdido, e se revolta. Vira obsessor, sofredor, presos em vícios etc. Esses me aborrecem muito, contudo uma PombaGira que me acompanha dá uma força para encaminhar boa parte deles.
    Sei que existem planos de existência. E um espírito, o que falou do inferno, disse que está no 1° céu.
    As manifestações são incontroláveis. Elas ocorrem quando menos se espera.
    Hoje sou católico pois as missas me ajudam a controlar as manifestações. A PombaGira não gosta, mas disse que não vai impedir por que sabe que me faz bem.
    Então se preparem. Vitor tem razão em parte. Os kardecistas têm razão em parte, assim como as outras religiões.

  17. Phelippe Diz:

    Espiritinha Camarada: abra seu 3° olho. Pegue meditações no YouTube. Faça com desejo real de ter essa experiência. Mas se prepare que negócio é louco. Vai ver de tudo e se não estiver equilibrado verá de seres do inferno a anjos. Depois é só equilibrar seus centros mediúnicos para conseguir administrar. E não me responsabilizo por nada. No meu caso já tinha o dom de ler cartas. Só aprimorei.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)