Shiva retornou no corpo de Sumitra (2011), por Antonia Mills e Kuldip Dhiman

Este trabalho representa um estudo de acompanhamento do caso do tipo possessão de Shiva/Sumitra, que Stevenson, Pasricha e McClean-Rice (1989) observaram apresentar evidências de conhecimento paranormal. A essência desse caso foi que, dois meses após Shiva Tripathi ter morrido em circunstâncias ambíguas, uma jovem mulher chamada Sumitra Singh pareceu morrer em um vilarejo a 100 quilômetros de distância e reviveu em seguida, mas via a si própria como Shiva Tripathi e não como Sumitra. Estas mulheres jovens e suas famílias eram desconhecidas entre si: Shiva era da casta brâmane e de formação universitária; Sumitra era da casta Kashatriya e não tinha ido para a escola, embora tivesse aprendido a escrever um pouco com sua prima. Embora tenha-se sabido antes deste re-estudo de caso que Sumitra e seu marido, Jagdish Singh, tinham morrido em 1998 e 2008, respectivamente, ao ouvir que o Sr. Tripathi, o pai de Shiva, tinha cartas tanto de Shiva quanto de Sumitra, os autores realizaram um estudo póstumo longitudinal, que resultou em uma carta de Sumitra não analisada antes, a qual comparou-se com as quatro cartas (sendo que uma delas também não havia sido publicada anteriormente) que o Sr. Tripathi tinha retido e que foram escritas por Shiva antes de sua morte. Todas as cinco cartas foram traduzidas para o inglês pela primeira vez. Isto torna evidente que, embora a carta de Sumitra seja consideravelmente menos polida na escrita, ela expressa basicamente os mesmos sentimentos que as cartas de Shiva. O estudo também documenta que o contato entre a família Tripathi e Sumitra havia diminuído após os estudos anteriores, devido à necessidade de Sumitra exercer o seu papel de esposa e nora para a família Singh, que testemunhou que Sumitra continuou a ver-se como Shiva até o final de sua vida. Este caso é comparado com outros casos de possessão e com os casos mais comuns do tipo reencarnação nos quais as personagens eram desconhecidas umas das outras. Finalmente, os autores comentam sobre a relevância de super-psi enquanto invocada com referência a estados de transe mediúnicos e em casos de reencarnação e possessão, e sobre as psicodinâmicas das necessidades e medos e sua relação com a dissociação em tais casos. Conclui-se que o caso Shiva/Sumitra apoia fortemente a hipótese de vida após a morte. Para ler o artigo, clique aqui.

17 respostas a “Shiva retornou no corpo de Sumitra (2011), por Antonia Mills e Kuldip Dhiman”

  1. Espiritinho Camarada Diz:

    Oi, Vitor. Eu sei que isso parece repetitivo mas gostaria de discutir sobre as visões do inferno, de Mary K Baxter, no livro Divina revelação do inferno. Gostaria de discutir sobre a possibilidade dessas visões serem legitimas e reais. Evidentemente isso não é uma EQM, no maximo é uma EFC.

    Acho que você deve ter lido as criticas a esse livro em https://near-death.com/critique-of-mary-baxters-nde/ que aponta para alguns plagios que a autora cometeu. No entanto, boa parte das correspondencias não são fortes. Claro, tem uma parte que o plágio é bem evidente como na situação que ela plagiou da parabola do Rico e o Lazaro, ja que o texto tem semelhança estrutural e termina com a nesma frase da parabola biblica (na versão King James).

  2. Espiritinho Camarada Diz:

    A parte mais complicada vem agora: A Mary K Baxter descreve tuneis que são consistentes com algumas EQMs. A maioria dos tuneis leva para o céu nas EQMs mas tem tuneis que levam ao inferno tambem em raros casos como pode ser visto aqui: https://theformulaforcreatingheavenonearth.com/hellish-distressing-near-death-experiences/

  3. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho
    eu acho possível que ela tenha lido o livro de Raymond Moody, lançado 1 ano antes. Mas descrições de túneis (ou algo assim) já existiam desde a Antiguidade, o que também pode ser uma fonte para os relatos dela. Quando a pessoa comete plágio eu fico bem desconfiado e já acho que tudo é fraude…

  4. Espiritinho Camarada Diz:

    Outra coisa, a autora diz que os tuneis que levam ao inferno são giratórios. Embora seja raro, tem eqms com tuneis giratórios. Queria mandar os links de tais EQMs mas ta dando erro, mas pode pesquisa ” 1larisa_nde nderf ” e ” 1hera_a_nde nderf” e entrar na primeira página que você ve na pesquisa do Google, no
    Agora, pode ser que a explicação para isso seja porque os túneis são descritos de formas muito variadas, embora geralmente sejam apenas escuro com uma luz no final. Haveria uma boa chance de que alguem iria imaginar os tuneis como se fossem portais que girassem.

  5. Espiritinho Camarada Diz:

    Outra coisa também é que a autora diz que um dos tuneis era “escuro, sujo e umido” como você pode procurar por essas palavras aqui https://pt.slideshare.net/beto13dias/mary-k-baxter-a-divina-revelao-do-infernorev
    O problema é que tem eqms raras que descreveram tuneis umidos como esse: https://near-death.com/don-brubaker/

  6. Espiritinho Camarada Diz:

    Adoraria discutir a chance dessas visões serem reais ou se as evidências de plágios e repetição de frases incomuns são fortes o suficiente para indicar que a história da experiência é forjada. O que acha desse caso? O que acha das criticas ao livro naquele link? Alem disso, eu adoraria saber quais experiência da antiguidade possuem um tunel porque o Mito de Er parece que só fala de algumas aberturas, não é 100% de certeza de que é um tunel. Me ajude, eu tenho autismo e estou bem assustado com isso.

  7. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho,
    É que geralmente não são aceitos mais do que 5 links, por isso não vai.

  8. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho
    veja o caso Timarco:
    “Timarco contemplou todo esse espetáculo com prazer. Todavia, ao olhar para baixo, viu um grande abismo, redondo, como se uma esfera tivesse sido cortada; era horrível e bem profundo, preenchido por uma massa de escuridão que não permanecia parada, mas se agitava e frequentemente brotava. Vindos dele podiam ser ouvidos inúmeros rugidos e sons de animais, o choro de inúmeros bebês, as lamúrias misturadas de homens e de mulheres; barulho e tumulto de todo tipo soavam fracamente das profundezas, e tudo isto o deixou um tanto assustado”

  9. Espiritinho Camarada Diz:

    Gostaria tambem de saber o que você acha de tudo isso. Acho que os tuneis são descritos tão variadamente que ha uma chance de alguem imaginar que eles giram, assim como ja vi eqms que descrevem eles sendo preto e branco, ser todo colorido com varias cores, ter aspecto de uma caverna, ser formado por nuvens etc

  10. Espiritinho Camarada Diz:

    Bem interessante essa parte que você me enviou sobre a EQM de Timarco. Não pensei que ele descreveria algo parecido com um tunel giratorio. Obrigado.

  11. Espiritinho Camarada Diz:

    Mas me diga, o que você achou das críticas ao livro em https://near-death.com/critique-of-mary-baxters-nde/ ? Quais pontos você achou mais convicente de que toda essa porcaria de livro é forjado?

  12. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho
    de que tudo é forjado achei bem sugestivo isso:
    .
    “Além disso, enquanto escrevia esta crítica ao livro de Baxter, encontrei sérias inconsistências em seu testemunho entre a primeira edição de seu livro sobre o inferno (o livro vermelho à direita) e a segunda edição de seu livro sobre o inferno (o livro azul e livro preto abaixo da primeira edição). A maioria das reivindicações problemáticas e erros na primeira edição de seu livro foram corrigidos e encobertos na segunda edição. Também exponho essas correções e encobrimentos inconsistentes. ”
    .
    Aí combina com isso:
    .
    “O livro de Moody menciona vários casos em que os que passaram por uma EQM têm uma revisão de vida em que um “Ser de Luz” (muitas vezes identificado como Jesus ) exibe cada evento de sua vida em detalhes em uma “televisão” celestial ou “tela de cinema” (Moody, p.31 , 60, 147, 150). Isso é interessante devido aos seguintes fatos:

    Não surpreendentemente, Baxter também menciona “telas de cinema” em seu livro como Moody faz; exceto no caso dela, é Satanás mostrando vários eventos aos demônios (p.57-58).

    Outro fato peculiar é como esse incidente satânico na tela do cinema aparece na primeira edição de seu livro sobre o inferno (p.57-58), mas não na segunda edição do mesmo livro publicada em 1997.

    Isso ocorre porque a Baxter removeu as páginas 55-59 da primeira edição e não as incluiu na segunda edição.

    Essas páginas removidas descrevem o que Baxter observou depois que Jesus disse a ela: “Minha filha, veja as obras de Satanás” (p.55).

    A remoção de Baxter do incidente satânico da tela do cinema da segunda edição de seu livro pode ser interpretada sob uma luz diferente. Ela pode ter percebido que seu incidente satânico na tela do cinema era muito semelhante aos incidentes na tela do filme no livro de Moody.

    Além disso, o incidente satânico que ela descreveu é tão ridículo que não é difícil entender por que foi removido.”

  13. Espiritinho Camarada Diz:

    Esse incidente da tela de cinema é realmente estranho que tenha sido removida. No entanto, tenho minhas inseguranças sobre se essa semelhança é realmente um plágio. A melhor evidência de plagio para mim foi a situação semelhante a parabola do rico e o lazaro. O que você acha da descrição do tunel ser umido e giratório? Posso entrar em contato contigo mais tarde para me ajudar a refutar esse livro, assim que precisar?

  14. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho
    pode falar sim, claro! Embora eu ache que as refutações encontradas já estão de bom tamanho, ao menos para considerar o relato como não confiável.

  15. Espiritinho Camarada Diz:

    Só por curiosidade, eu queria compartilhar isso https://m.youtube.com/watch?v=xudHgTPzc2Q
    É muito irônico isso porque fizeram um testemunho de EFC em que a autora do livro que estávamos falando estava sofrendo no inferno.

  16. Espiritinho Camarada Diz:

    Vitor, o que você acha dos testemunhos de arrebatamentos. ao céu e ao inferno? Parecem ser EFCs, mas não são nem um pouco confiaveis porque as EFCs parece que só se ve coisas que estão na cabeça. É irritante que tenha alguns lugares querendo colocar essas EFCs como se tivessem o mesmo valor das EQMs.

  17. Vitor Diz:

    Oi, Espiritinho
    a princípio eu classifico como sonhos lúcidos, não EFCs.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)