Harpas Eternas (1949) x Ben-Hur (1880) x O Mártir do Gólgota (1866) x Vida de Jesus Ditada por Ele Mesmo (1885)

Josefa Rosalía Luque Álvarez foi uma médium argentina nascida em 18/03/1893. Entre o final da década de 1940 e início da década de 1950 ela psicografou vários livros, incluindo Harpas Eternas, que busca ser mais um relato da vida de Jesus Cristo. O espírito comunicante seria um tal de Hilarião de Monte Nebo, supostamente contemporâneo de Cristo, e que em outra vida chamava-se Essen, discípulo e filho adotivo de Moisés (que, por sua vez, se trataria da penúltima encarnação de Jesus). Graças à disponibilização da Revista Internacional do Espiritismo, vários plágios referentes a este livro puderam ser redescobertos. Quem primeiro denunciou os plágios foi Waldomiro Benedito de Abreu (1914-1999), um advogado, político, poeta, escritor e historiador. Pus o livro Harpas Eternas disponível aqui e o artigo original do Waldomiro aqui. [O artigo do Waldomiro mereceria uma postagem só para ele, agradeço demais o serviço que ele prestou com a denúncia que fez, e se por um lado ele cometeu um grande erro referente ao livro Há Dois Mil Anos ao dizer que “Emanuel não calcou sua obra em outra conhecida da literatura mundial, romanesca”, o que hoje sabemos ser falso, por outro lado ele foi até profético quando escreveu “se viéssemos a descobrir que outra obra romanesca teria «inspirado» Emanuel, [ele] se transformaria num mísero papel-carbono.”] Para as comparações dos trechos da obra Harpas Eternas com os livros plagiados, clique aqui.

6 respostas a “Harpas Eternas (1949) x Ben-Hur (1880) x O Mártir do Gólgota (1866) x Vida de Jesus Ditada por Ele Mesmo (1885)”

  1. Bernardo amorim Diz:

    Vitor, e essa medium Argentina ” Josefa Rosalia “, e confiável ? Ou e mais do mesmo de Chico Xavier ?

  2. Vitor Diz:

    Oi, Bernardo
    É mais do mesmo. Ela tem outros livros traduzidos pro português, como “Cumes e Planícies”, “Moisés, o Vidente do Sinais” (ambos são trilogias, ela escrevia muito), e outros mais, aposto que tem plágio nesses livros também.

  3. Claudio Bersot Diz:

    Parabéns, Vítor!
    Obras Psicografadas cada vez mais está se tornando um local para aprendizagem e consulta. Excelente!

  4. Gorducho Diz:

    Interessante… então Espiritismo já deve ter tido + penetração na Argentina🤔

  5. Vitor Diz:

    Oi, Gorducho
    sim, creio que a médium mais famosa de lá foi a Irma Maggi. Ela aceitou se submeter a testes e obteve com bons resultados. Parece ter tido faculdades paranormais, mas material em português sobre ela é quase inexistente, e as obras sobre ela difíceis de conseguir.

  6. Gorducho Diz:

    Pois é…
    Eu não sei se ela canalizava espíritos🤔
    Certamente já notou que ela fazia 1 tipo de psicometria que é análogo às cartinhas psicografadas só que obtendo infos sobre os remetentes vivos.
    De qq. maneira sim, nota-se que o Sobrenatural já teve maior penetração na Argentina.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)