Resgate Histórico! “Revista Internacional do Espiritismo”
Foram disponibilizadas no archive.org diversas edições antigas da “Revista Internacional do Espiritismo”. ISSO É UM VERDADEIRO TESOURO! Já fiz muitas descobertas – inclusive uma relativa a plágio – que espero em breve estar passando a vocês. Para facilitar a pesquisa, juntei todas as edições que achei, que vão de 1925 a 1964 – com várias lacunas ainda, infelizmente – e fiz um arquivo único, em ordem cronológica, o qual pus aqui. Ou quem preferir pode baixar as edições separadas uma por uma aqui, até porque posso ter deixado passar alguma, ou novas edições podem ter sido postas. Quem quiser me ajudar a estudar todo esse material fique à vontade!
fevereiro 13th, 2024 às 9:14 AM
Vítor, considerando todo o acervo bibliográfico que você já estudou sobre as fontes espíritas e os vultos da mediunidade brasileira, é favorável apontar alguns nomes de nossa país que realmente possuíam mediunidade asseverada ou um grau maior de possibilidade de autenticidade?
fevereiro 13th, 2024 às 9:43 AM
Oi, Carlos
eu diria que não há nenhum autêntico dentre os mais ou menos famosos. Os casos brasileiros em que os médiuns parecem ter alguma paranormalidade são constituídos de pessoas absolutamente desconhecidas do público, cujas publicações usaram de pseudônimos ao retratá-los. Um caso assim é o caso Cristina:
https://obraspsicografadas.org/2011/mediunidade-psicodinmica-e-pes-o-caso-de-cristina/
fevereiro 13th, 2024 às 3:29 PM
Opa, Vitor!
Vou dar uma olhada, concordo que é muito difícil encontrar médiuns autênticos no universo espírita, mas me surpreende não haver nenhum caso real dentro dos espetáculos sociais que o espiritismo brasileiro produziu desde o último século. O suposto médium Zé Arigó não demonstra notáveis resultados sem razão aparente para ti? Me diz se já pesquisou sobre a médium Maira Rocha também, encontrei boas razões para crer em sua legitimidade paranormal acompanhando os trabalhos que ela presta.
fevereiro 13th, 2024 às 3:48 PM
Oi, Carlos
o livro “Mediums, Mystics & The Occult” possui um capítulo inteiro dedicado ao Zé Arigó. Está em inglês, pus o livro aqui:
https://app.box.com/s/9qpw0xakz7tfbt9kbx7b6c44kz660j62
Sobre a Maira Rocha, meu julgamento até então indica que ela obtém informes das redes sociais. Veja esse trabalho que um amigo meu fez:
https://app.box.com/s/e5h42g8hxh5cifi1hwqs231mlh7olbtb
fevereiro 13th, 2024 às 6:18 PM
Olá, Vítor,
Me espanta um pouco as evidências que se mostram contrárias a Maira, ela apresenta uma coerência natural nos informes, ainda assim, pelas circunstâncias vistas a desconfiança é plausível, acredito que seria necessário uma coleta maior de material para que a sugestão de falsetes seja devidamente comprovada, nessa investigação em particular, é fato que as informações estavam nas mídias sociais, mas eram também informações bem particulares, seria preciso usar os mesmos parâmetros em situações similares de controle.
fevereiro 13th, 2024 às 6:21 PM
Mais uma coisa Vítor, você tem acesso ao material dessa fonte ou saberia indicar alguma plataforma em que posso encontrar: Carvalho, A. P. de (1992) A study of thirteen Brazilian poltergeist cases and a model to explain them. JSPR 58, 302-313?
fevereiro 13th, 2024 às 6:24 PM
Oi, Carlos
Você pode pegar na base lexscien:
http://www.lexscien.org/lexscien/index.jsp
O registro é fácil e rápido, gratuito.