Arquivo outubro, 2025

Alguns Mecanismos Químicos Envolvidos na Formação de Marcas de Nascença Pigmentadas Anômalas em Casos do Tipo Reencarnação (2025)

quinta-feira, outubro 23rd, 2025

Ian Stevenson é conhecido por seus estudos com crianças pequenas que afirmam lembrar vidas passadas. Uma característica comum nos casos que ele investigou foi a presença de marcas de nascença nas crianças que pareciam corresponder a ferimentos (frequentemente fatais) sofridos nas vidas anteriores que elas diziam recordar. Neste trabalho, enumeram-se alguns mecanismos químicos que provavelmente estão envolvidos na formação dessas marcas de nascença anômalas, com base na compreensão contemporânea da micro-PK (a capacidade da consciência de influenciar o resultado de eventos probabilísticos da mecânica quântica) e em aspectos relevantes da biologia do desenvolvimento. Sugerem-se dois experimentos que podem ser realizados para compreender melhor como a consciência pode influenciar a formação de marcas de nascença pigmentadas. Para ler o artigo em português, clique aqui. Para ler o artigo em inglês, clique aqui. Confesso que devido ao palavreado do artigo altamente técnico, não entendi quase nada.

A volta do espírito Katie King?

domingo, outubro 19th, 2025

Excelente vídeo de Alexandre de Carvalho Borges revelando de onde saiu a suposta imagem de Katie King em uma ectoplasmia da médium escocesa Mary Ann Marshall (1880-1963)

O Caso de Gnanathilaka Baddevithana: Uma Investigação Independente Inicial sobre Um dos Casos de Reencarnação Documentados por Ian Stevenson (2024)

quarta-feira, outubro 15th, 2025

Este artigo analisa um dos primeiros casos de reencarnação estudados por Ian Stevenson, em 1961, e relatado em Twenty Cases Suggestive of Reincarnation. O caso de Gnanathilaka Baddevithana já havia sido investigado por H. S. S. Nissanka, que documentou suas entrevistas por escrito ou em gravações, tornando este um dos menos de três dezenas de casos publicados com registros produzidos antes da verificação das memórias de vidas passadas. Infelizmente, como o livro que Nissanka escreveu sobre o caso foi publicado apenas no Sri Lanka e só traduzido em 2001, sua investigação permanece pouco conhecida. Como as investigações de Nissanka e Stevenson foram conduzidas de forma independente, a comparação entre seus relatos permite avaliar em que medida as práticas frequentemente criticadas de Stevenson — como passar apenas alguns dias em campo e trabalhar com intérpretes — influenciaram sua apresentação e conclusões. Demonstra-se que tais práticas levaram Stevenson a omitir diversos detalhes, mas não afetaram sua avaliação do caso de Gnanathilaka. Isso sugere que as críticas aos métodos de Stevenson são equivocadas e que, na verdade, alguns dos casos por ele relatados podem ser fenomenologicamente mais ricos e evidencialmente mais robustos do que ele os apresentou, e não o contrário. Para ler o artigo em português, clique aqui. Para ler o original em inglês, clique aqui.

Como um Cético deturpa a pesquisa com Stepanek (1990)

sexta-feira, outubro 10th, 2025

Eis uma breve resenha do livro How Not to Test a Psychic, de Martin Gardner, juntamente com uma refutação de sua explicação para o experimento bem-sucedido que Pratt considerou como a melhor evidência de percepção extrassensorial (PES) nas pesquisas realizadas com Stepanek. Para ver o artigo em português, clique aqui. Para ver o original em inglês, clique aqui.

Entradas (RSS)