Arquivo abril, 2012

“Operações Espirituais” de Urbano Pereira (1946) – Novas Fotos de Ectoplasmia

sexta-feira, abril 27th, 2012

Esse livro, do físico Urbano Pereira, traz fotos inéditas de ectoplasmia através do médium Francisco Antunes Bello e a documentação de uma apendicectomia por meio de uma cirurgia espiritual que seria inexplicável. A entidade espiritual dirigente dos trabalhos é o Padre Zabeu – que jamais ofereceu uma identidade terrena verificável – mas quem realizou a operação foi o Espírito do Dr. Luiz Gomes do Amaral, médico de existência comprovada desencarnado em Bauru. Inclusive seu filho esteve presente à operação. O paciente era André Di Bernardi. O livro é fenomenal, mas NÃO pela documentação da suposta cirurgia espiritual, e SIM pela extrema ingenuidade – para não dizer outra coisa – do autor do livro. Explicações, fotos, e links para download do livro a seguir.

(mais…)

Jesus Existiu?

terça-feira, abril 24th, 2012

Como essa é uma questão que sempre surge no blog, gostaria de colocar aqui um texto de REMI GOUNELLE que a meu ver põe fim à questão – pelo menos no que diz respeito ao consenso dos historiadores – publicado na Revista História Viva, edição especial temática número 19, “Um homem chamado Jesus”. É um texto curto e em algumas partes é pobremente desenvolvido – ruim mesmo –  mas o parágrafo final me parece brilhante na argumentação. No final ainda ofereço um link para um texto mais bem desenvolvido e mais atual.

(mais…)

MARIE-LISE, INVISÍVEL E PRESENTE – Capítulo 3

sábado, abril 21st, 2012

Esta é a quarta de uma série de postagens sobre um suposto caso de reencarnação divulgado pelo alegado médium baiano Divaldo Pereira Franco. O livro que contém o caso foi publicado apenas em francês, e aqui oferecemos uma tradução por capítulos. O livro em francês pode ser baixado nesse link. A seguir fique com o Capítulo 3. Nesse capítulo os autores fazem um esboço biográfico de 3 personagens essenciais e históricos.

(mais…)

MARIE-LISE, INVISÍVEL E PRESENTE – Capítulo 2

sexta-feira, abril 20th, 2012

Esta é a terceira de uma série de postagens sobre um suposto caso de reencarnação divulgado pelo alegado médium baiano Divaldo Pereira Franco. O livro que contém o caso foi publicado apenas em francês, e aqui oferecemos uma tradução por capítulos. Ainda não conseguimos dinheiro suficiente para levar a tradução até o final. Quem puder ajudar a pagar o restante basta fazer um depósito no Banco Santander, Agência 3939, Conta 01001497-4, em nome de Vitor Moura (e peço que me avise quando fizer o depósito). O livro em francês pode ser baixado nesse link. A seguir fique com o Capítulo 2. Nesse capítulo finalmente os autores encontram a personagem principal do livro, Denise.

(mais…)

MARIE-LISE, INVISÍVEL E PRESENTE – Capítulo 1

quinta-feira, abril 19th, 2012

Esta é a segunda de uma série de postagens sobre um suposto caso de reencarnação divulgado pelo alegado médium baiano Divaldo Pereira Franco. O livro que contém o caso foi publicado apenas em francês, e aqui oferecemos uma tradução por capítulos. Ainda não conseguimos dinheiro suficiente para levar a tradução até o final. Quem puder ajudar a pagar o restante basta fazer um depósito no Banco Santander, Agência 3939, Conta 01001497-4, em nome de Vitor Moura (e peço que me avise quando fizer o depósito). O livro em francês pode ser baixado nesse link. A seguir fique com o Capítulo 1. Esse capítulo ainda não adentra no caso principal, citando a regressão hipnótica de uma outra pessoa, uma mulher chamada Ghislaine.

(mais…)

MARIE-LISE, INVISÍVEL E PRESENTE – Introdução

quarta-feira, abril 18th, 2012

Esta é a primeira de uma série de postagens sobre um suposto caso de reencarnação. Esse caso foi publicado inicialmente na forma de um livro da década de 50 escrito em francês, e foi divulgado em uma palestra do alegado médium baiano Divaldo Pereira Franco chamada “Provas Científicas da Reencarnação”. Inicialmente eu mesmo achei que esse caso não existia porque não conseguia achar a fonte, e fiz um tópico criticando o médium baiano por isso, alertando porém que se o livro fosse descoberto eu faria imediatamente uma retratação. Muito tempo depois um internauta me localizou o livro para venda em um site francês. Acontece que o livro não teve uma editora, a edição foi bancada pelos próprios autores, assim o número de exemplares foi bem pequeno. Como prometido, fiz a retratação. Depois de anos o livro foi finalmente encomendado e também foi dado início à tradução. Isso visa descobrir se o caso é mesmo tão bom quanto o Divaldo diz em sua palestra. O problema é justamente que uma tradução é bem cara e estou precisando de ajuda para pagar o restante do livro, bem como outras traduções. Até agora temos a Introdução, e os Capítulos 1 a 3 completos e já pagos. O Capítulo 4, que é o mais longo, temos apenas parcialmente traduzido. O orçamento inicial ficou assim: Introdução = 120 reais, Capítulo 1 = 276 reais, Capítulo 2 = 171 reais, Capítulo 3 = 368 reais, Capítulo 4 = 2645 reais, e  Conclusão  = 158 reais. A partir do Capítulo 4 mudamos o tradutor e esse valor deve ficar um pouco menor, mas não sei dizer ainda o quanto, porque não foi feito um orçamento global, mas já foram gastos 231 + 231 + 168 + 231  = 861 reais. Assim, quem puder ajudar a pagar o restante, agradeço muito. Para isso basta fazer um depósito no Banco Santander, Agência 3939, Conta 01001497-4, em nome de Vitor Moura. O livro em francês pode ser baixado nesse link. Fique a seguir com a Introdução traduzida. Em breve colocarei os demais capítulos (até o 3) disponíveis em um espaço de 24 horas cada um.

(mais…)

COMO MARTIN GARDNER ENGANOU OS CÉTICOS – UMA LIÇÃO AO CONFIAR EM UM MÁGICO (2010)

sábado, abril 14th, 2012

O ‘movimento’ cético moderno cresceu e prosperou nos últimos anos até o ponto em que o público geralmente vê os autoproclamados ‘céticos’ como árbitros da verdade e defensores do pensamento racional. Mas até que ponto podemos confiar no que eles dizem como sendo a verdade objetiva? Os autoproclamados céticos estão defendendo o pensamento crítico, ou estão simplesmente defendendo uma visão de mundo particular? O falecido Marcello Truzzi concluiu ser o último caso: apesar de ser o presidente co-fundador do influente grupo de céticos CSICOP (Comitê para a Investigação Científica de Alegações de Paranormalidade), Truzzi logo se desiludiu com a organização, afirmando que seus membros “tendem a impedir o inquérito honesto, na minha opinião… A maioria deles não é agnóstica em relação às alegações paranormais; eles estão buscando derrubá-las”. Truzzi afirmou que ao usarem o título de ‘cético’, charlatões tendenciosos alegaram uma autoridade à qual não tinham direito, opinando que “os críticos que assumem uma posição negativa ao invés de agnóstica, mas ainda se chamam de ‘céticos’ são na verdade pseudo-céticos e têm, acredito, ganho uma falsa vantagem usurpando esse título.”[1] Será que nós deveríamos ser mais céticos em relação aos céticos?

(mais…)

RUPRECHT SCHULZ: ESTRANHO CASO DE REENCARNAÇÃO QUE LEGITIMA O SUICÍDIO E O ABORTO

quinta-feira, abril 12th, 2012

Em época de julgamento pelo STF do aborto de fetos anencéfalos, vale a pena publicar um caso de reencarnação investigado por Ian Stevenson que refuta duas ideias do espiritismo kardecista: 1ª- a de que a união da alma com o corpo começa na concepção (questão 344 do Livro dos Espíritos); 2ª- a de que a nova existência de um suicida será pior do que a anterior (questão 957 do Livro dos Espíritos). Muitos espíritas acreditam que o aborto seria um pecado ou um crime pelo simples “fato” de o feto já possuir uma alma desde a concepção. No entanto, este caso, que é o caso de Ruprecht Schulz, um suicida na vida anterior, prova de forma cabal que a reencarnação só poderia ter acontecido várias semanas após a concepção, ou seja, o feto não poderia ter alma alguma ligada a ele dentro desse espaço. Schulz também não se mostrou arrependido por ter cometido suicídio na vida anterior e gozou de uma vida muito melhor do que a da vida passada. Este é um dos mais fortes casos de reencarnação já investigados, com diversos documentos corroboradores. Foi publicado no livro “Casos Europeus de Reencarnação”, já traduzido para o português.

Obs: Fecundação é o momento de união do espermatozóide com o ovócito, dando origem a um objeto único, o zigoto, o que ocorre cerca de 22 horas após o encontro deles. Antes disso, o espermatozóide e o ovócito ainda são duas coisas distintas, apesar do espermatozóide já estar dentro do ovócito. Concepção é o desenvolvimento do embrião a partir de sua nidação (alojamento do ovo ou zigoto no útero – endométrio), o que acontece normalmente do 5º até o 8º dia após a fecundação. Muitos livros tratam como sinônimos fecundação e concepção, mas a tendência atual é que tais palavras tenham significados distintos.

(mais…)

Descobertas Fraudes de Materialização Realizadas pela Família Cosme

segunda-feira, abril 9th, 2012

Neste artigo, graças à perspicácia de Augusto Araújo, integrante da lista da CEPA, descobriu-se a origem de uma das fotos de materialização constante no livro “Onde Estás, ó Morte?”, de Cornélio Pires, publicado em 1944. O médium no caso era o Sr. João Cosme, já falecido. O Sr. João Cosme possuía vários parentes que se diziam médiuns também. Tratava-se de uma família de fraudadores, denunciados pelos próprios espíritas, entre eles Herculano Pires. O sobrenome idêntico não é mera coincidência: Herculano era sobrinho de Cornélio Pires.

(mais…)

Livro “Onde Estás, ó Morte? Fotografias de Espíritos” de Cornélio Pires (1944)

domingo, abril 8th, 2012

Este livro é uma raridade. Quem o conseguiu foi o internauta Toffo, a quem muito agradeço. Além de haver fotos inéditas de materialização – para noooooossa alegria!!! – a passagem do tempo e o avanço da tecnologia permitiu que tivéssemos acesso às informações ao destino de alguns dos médiuns mostrados no livro. Por exemplo, existem muitas fotografias sobre os irmãos Falconer, que eram escoceses. Esses médiuns foram pegos em fraude em 1931, na África do Sul. Dois clientes descobriram algodão e um corte fotográfico de uma face do “espírito” em sua posse. Os irmãos foram imediatamente presos, julgados e condenados por fraude depois de ter sido determinado que as suas imagens não eram nada mais que recortes. Embora forçados a desistir de seu equipamento e pagar multa de 150 libras cada, Craig e George Falconer mantiveram uma procura constante por suas fotografias de espíritos. Há pessoas que gostam de ser enganadas. E é uma lástima que o livro de Cornélio Pires tenha sido lançado em 1944 ainda validando esses sujeitos, condenados 13 anos antes. Tenho até minhas dúvidas se Cornélio não estaria envolvido em algumas fraudes. E muitos outros médiuns mostrados no livro (que hoje são desconhecidos) são claramente fraudulentos, p. ex., o Sr. João Cosme, que teria materializado o padre Zabeu. A seguir o link para baixar o livro! E detalhe: esse livro na Estante Virtual custa nada menos que 350 reais! Aqui poderão baixar de graça, já corrigido para o português atual. E ainda tem gente que acha que não faço caridade…mas é melhor ler isso que ser cego.

(mais…)

Entradas (RSS)