CIENTISTAS DE COIMBRA ESTUDAM A MENTE DOS MÉDIUNS (AGOSTO DE 2012)

Essa reportagem me foi enviada por Eduardo Gusmão de Melo, a quem muito agradeço, pois é bem escrita e atualíssima. Foi publicada na revista C de Portugal em agosto de 2012. Para quem quiser baixar a reportagem em pdf – que possui mais informações e fotos – basta clicar aqui. Reproduzi abaixo apenas o essencial, sem as fotos.

CIENTISTAS DE COIMBRA ESTUDAM A MENTE DOS MÉDIUNS 

A UNIVERSIDADE DE COIMBRA ESTA A REALIZAR UM ESTUDO INÉDITO EM PORTUGAL. OS INVESTIGADORES ESTÃO À PROCURA DE PROVAS FÍSICAS DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS VIVOS E O “LADO DE LÁ” 

MARIA FERREIRA SANTOS 

A INVESTIGAÇÃO ainda está no início, mas os cientistas da Universidade de Coimbra (UC) já obtiveram resultados surpreendentes. Através de exames ao cérebro de dois médiuns – pessoas que, através da sua capacidade mediúnica, conseguem comunicar com espíritos –, os especialistas descobriram e registraram alterações físicas que ocorreram quando estes dois voluntários foram testados nas instalações da instituição. Apesar de o tema não ser novidade noutras partes do mundo, em Portugal ainda é pouco habitual que os cientistas se dediquem a esta área. Neste caso, os médiuns – uma mulher portuguesa e um pintor mediúnico de nacionalidade brasileira – preferiram não revelar quaisquer pormenores sobre a investigação, recusando-se a referir qual a unidade ou departamento universitário envolvido e quem são os responsáveis pelo projeto. Igual atitude mantém a UC, que tem desenvolvido o estudo com a maior discrição. No entanto, a C sabe que, até agora, já foram realizados todos os exames preliminares e que, num futuro próximo, os dois médiuns voltarão à Universidade de Coimbra para realizar novos testes e, desta forma, dar mais um passo em frente na investigação.

Cérebros em transe fornecem provas 

No dia 6 de julho, as máquinas diziam que os dois voluntários deveriam estar num estado hipnótico profundo, mas estavam enganadas. Durante os primeiros testes que foram feitos na Universidade de Coimbra (UC), os dois médiuns, altamente respeitados no meio da doutrina espírita, encontravam-se acordados, mas em transe e em pleno uso das suas capacidades de comunicação sobrenaturais. Enquanto decorriam estes exames preliminares, a médium psicofônica – com capacidade de “receber” espíritos, que passam a comunicar através da sua voz – foi ligada a um aparelho que media o seu índice bi-espetral[1], normalmente utilizado para determinar o estado de consciência dos pacientes submetidos a anestesias gerais.

Os valores que se registaram de seguida terão surpreendido os investigadores, tendo em conta que o nível de consciência da médium, que se encontrava em transe, atingiu o índice bi-espetral de 30 hertz (Hz). Ou seja, pelos parâmetros normais, a mulher deveria encontrar-se num estado hipnótico profundo, visto que entre 60 e 30 Hz o corpo e a mente humana devem estar inconscientes, imóveis e profundamente relaxados. Contudo, segundo informação apurada pela C, não foi isto que aconteceu, pois os investigadores da UC registaram atividade motora e verbalização de emoções e pensamentos através da capacidade psicofônica desta médium. Ou seja, o aparelho terá registado o momento em que a mulher comunicava com um espírito como se esta estivesse inconsciente.

OUTRO TESTE feito pelos cientistas teve como protagonista um pintor mediúnico – que tem a capacidade da psicopictografia, através da qual um espírito toma conta do corpo do médium e se expressa por meio de pinturas ou desenhos –, que foi submetido ao mesmo exame de avaliação do índice bi-espetral, nas instalações da Universidade de Coimbra. Mais uma vez, o nível de consciência e atividade cerebral do médium foram avaliados pelo aparelho, enquanto este se encontrava em transe. E, mais uma vez, os investigadores tiveram uma surpresa quando o índice do pintor desceu de 95 Hz para 47 Hz.

Tal como no caso da primeira médium, em teoria, o homem deveria estar completamente relaxado, imóvel e num estado de sono profundo. A máquina não poderia estar mais enganada: enquanto o aparelho registrava aquele valor, o médium pintava dois quadros, um com cada mão, enquanto estava de olhos completamente fechados. Os “culpados” seriam os espíritos dos pintores Renoir e Toulouse-Lautrec, que guiavam as mãos do médium. Em estado de transe, o homem pintou dois quadros em simultâneo, cada um a mostrar um rosto. Entretanto, o aparelho ia registrando ondas cerebrais que oscilavam entre os 50 Hz e os 80 Hz. Deveria estar em estado de sedação, mas estava acordado e a pintar.

Os investigadores e participantes nesta experiência ainda têm um longo caminho a percorrer, mas os primeiros exames mostram resultados promissores.

Investigadores da UC obtiveram resultados promissores nos exames preliminares 

A C não conseguiu apurar quando irão decorrer os próximos testes. No entanto, os exames que se seguem serão semelhantes aos já efetuados, mas com pequenas variáveis como, por exemplo, a introdução de vendas nos olhos dos médiuns. Todos ficam a aguardar pelos próximos resultados e pela conclusão do estudo que poderá trazer uma nova luz a um fenômeno que, para a maioria, ainda faz parte do universo do sobrenatural.


[1] O que é o índice bi-espetral?

O índice bi-espetral está relacionado com a monitorização neurofisiológica que analisa, de forma contínua, eletroencefalogramas para determinar o nível de consciência de pessoas submetidas a uma anestesia geral.

É calculado através da soma ponderada de vários parâmetros eletroencefalográficos, incluindo um campo de tempo, um campo de freqüência e informação espetral de alta freqüência.

É através dos aparelhos que medem este índice que os profissionais de saúde têm noção do nível de profundidade anestésica dos pacientes. Mas, apesar da utilização generalizada deste método,a eficácia da monitorização do índice bi-espetral ainda gera alguma controvérsia no meio científico. Neste estudo realizado pela Universidade de Coimbra, os investigadores utilizam um aparelho igual ao que é utilizado nas cirurgias com anestesia geral para medir o valor do índice bi-espetral dos dois médiuns. Este monitor providencia um único valor que varia entre 0 e 100 Hertz (Hz). Um valor próximo de 100 é adequado a um adulto completamente consciente. Já o valor mínimo indica total ausência de atividade cerebral no paciente.

Durante a manutenção de uma anestesia geral, os números devem situar-se entre os 40 e os 60 Hz, valores que determinam a inconsciência do examinado.

14 respostas a “CIENTISTAS DE COIMBRA ESTUDAM A MENTE DOS MÉDIUNS (AGOSTO DE 2012)”

  1. Antonio G. - POA Diz:

    Eu considero o texto extremamente fantasioso. E tenho sérias dúvidas de que tal pesquisa realmente exista.
    .
    Diz o texto:
    “os especialistas descobriram e registraram alterações físicas que ocorreram quando estes dois voluntários foram testados nas instalações da instituição…… preferiram não revelar quaisquer pormenores sobre a investigação, recusando-se a referir qual a unidade ou departamento universitário envolvido e quem são os responsáveis pelo projeto. Igual atitude mantém a UC, que tem desenvolvido o estudo com a maior discrição. No entanto, a C sabe que, até agora, já foram realizados todos os exames preliminares e que, num futuro próximo, os dois médiuns voltarão à Universidade de Coimbra para realizar novos testes e, desta forma, dar mais um passo em frente na investigação”.
    .
    Ou seja, não sabemos quem são os cientistas, nem quem os médiuns (um seria brasileiro, claro), nem em que instalações da UC foram feitos os experimentos, nem o departamento,… NADA! É só conversa. Faz-me lembrar o famoso caso do cientista da NASA que veio ao Brasil pesquisar sobre a aura do Chico Xavier. Mais falso do que uma nota de 3 reais…
    .
    Abraços.

  2. Vitor Diz:

    Oi, Antonio
    é diferente do caso da NASA. Aí você tem as fotos no artigo em pdf, não é algo só no disse-me-disse. O médium brasileiro provavelmente é o Florêncio Anton.

  3. Antonio G. - POA Diz:

    Ok, Vitor, é diferente do caso da NASA, sim. E é fato que a matéria saiu mesmo na tal revista CNotícias, que não é exatamente uma publicação científica. Essa revista tem matérias do tipo “A cor do cabelo mostra a personalidade da pessoa”. Eu fico “com um pé atrás” nesta história de que a UC esteja mesmo pesquisando “cientificamente” a mente de médiuns. Além disso, nem tudo o que se faz dentro de uma universidade pode ser considerado estudo científico. Esse mistério parece indicar que não se trata de algo oficial. Existe sempre muita confusão entre o que significa ser um cientista e o que é ser um “curioso-estudioso do assunto”. São coisas bem distintas, você sabe.
    De tanto ver que estas histórias nunca são “bem assim” como são contadas, eu me tornei um cético muito desconfiado.
    Abraço.

  4. JANA Diz:

    Descobri hoje, e por acaso este blog. Na verdade estava pesquisando alguns fatos, após assistir a um vídeo-seminário de Carlos Baccelli. Procuro me informar cada vez mais e melhor sobre o mundo espiritual, dimensões, física quântica, etc e estranhei muito o fato de não encontrar no blog nenhuma mensão ao Dr. Hernani Guimarães Andrade, estudioso da reencarnação de forma científica, já falecido e ao Dr. Sérgio Felipe de Olivira (USP), que realiza estudos, inclusive com exames científicos rigorosos, a mediunidade manifestada de médiuns em transe.Se você tem algo sobre esses estudos postado neste blog, por favor me informe a data. Agora, se você não tem nada sobre esses estudos, realmente não há imparcialidade, pois para um blog que é tão crítico e vive de enxergar fraudes e mais fraudes, é incrível que não publicaram ainda nada sobre o sucesso os estudos do dessas pesquisas, principalmente as do Dr. Sérgio Felipe sobre a glândula pineal e sua função mediúnica.

  5. Vitor Diz:

    JANA,
    .
    sobre o Hernani disponibilizei um livro dele para download aqui:
    .
    http://obraspsicografadas.org/2012/renasceu-por-amor-livro-de-hernani-guimares-andrade-1995/
    .
    Incluí uma pequena análise do caso e do livro.
    .
    Quanto ao Dr. Sergio Felipe, sugiro esse link: http://leonardomontes.wordpress.com/tag/sergio-felipe/

  6. Marciano Diz:

    Antonio de Porto Alegre, prazer em te reencontrar, eu irmão.
    Esse projeto, pra ter tanto segredo, deve visar a uso militar, como no Projeto Manhattan.
    Por isso tudo é feito em segredo.
    (Pra quem pode levar a sério, aviso que é ironia).

  7. Antonio G. - POA Diz:

    JANA: Isso que acontece com você, acontece com muitos. Não se preocupe. Um dia, a ficha cai.
    Sds.

  8. Antonio G. - POA Diz:

    Certo, Marciano. É mesmo sempre assim. Mistérios, penumbras, informações privilegiadas… Nunca as “irrefutáveis evidências” estão postas claramente, à luz do dia, à vista de todos. Cada “causo” que me aparece…
    .
    Abraço.

  9. Gorducho Diz:

    Imperdível a leitura do Dossiê … , autor José Edmar Arantes Ribeiro, em 15/12/ pp., portanto bem atual; através do elo proporcionado pelo Sr. Proprietário do Sítio. Está me parecendo guardar semelhanças com a “investigação” atribuída a UC…
    Sr. Vitor: não seria pertinente publicar aqui esse dossiê ? – caso o autor concorde, evidentemente! Imperdível…

  10. Marcos Diz:

    Em uma das entrevistas que assisti do físico quântico Amiti Goswami ele afirma que pesquisou o cérebro do médium João de Deus, junto com a “psicóloga” Gilda Moura. De acordo com ele, a frequência cerebral do médium em transe era incomum e só poderia ter origem em outra personalidade.
    .
    Mas o engraçado é que esses “estudos” nunca são divulgados em revistas sérias. Sempre fica a palavra desta ou daquela pessoa. De duas uma: ou o fenômeno cerebral mediúnico alterado é completamente uma farsa, ou tais cientistas têm preguiça em divulgar seus trabalhos. Acho mais provável que a primeira seja verdadeira.

  11. Marcos Diz:

    JANA, lamentavelmente, os estudos do Dr. Sergio Felipe estão embasados em uma lógica espírita e religiosa. Ele vai além do que as suas pesquisas descobriram, especula muito. É realmente interessante suas descobertas, no entanto, possuem pouco valor, devido ao viés religioso.

  12. Débora Martins Diz:

    Por fim, queria deixar registrado que embora eu acredite na mediunidade (comunicação de desencarnado através de encarnado) nem sempre essas comunicações passam uma verdade, pois o espírito comunicante pode ser um falsário como esse narrado nesse artigo. Tudo vai depender da sintonia do médium com espíritos superiores. Se o médium não tiver boa conduta moral, poderá ser alvo da fascinação, em que maus espíritos se apresentam falsamente com a aparência e nome de um famoso, justamente para expor o médium orgulhoso ao ridículo.

  13. joao lourenço Diz:

    Li com atenção, nada disso me espanta, pois somos um grupo de médiuns e fazemos pesquisa nesta área,

  14. Sandro Lemos Machado Diz:

    Pessoal, contribuindo para a divulgação de estudos nesta área. Por favor vejam um estudo recente da USP (http://www.usp.br/agen/?p=121208) o qual foi publicado em periódico internacional (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0049360).

    Este periódico é classificado pela CAPES (procurar por ISSN 1932-6203, na página da CAPES, http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam).

    A classificação A1 é a mais alta classificação que um periódico pode alcançar na CAPES. Gostaria de obter comentários do Marcos e Antônio

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)