Arquivo setembro, 2014

Casos Muçulmanos de Reencarnação no Norte da Índia: Um Teste da Hipótese da Imposição de Identidade Parte I: Análise de 26 casos, por Antonia Mills (1990)

segunda-feira, setembro 29th, 2014

A autora descreve as características de 26 casos de reencarnação, descritos como casos semi-muçulmanos e casos muçulmanos ocorridos no norte da Índia. Em oito dos casos muçulmanos uma criança muçulmana diz ter recordado uma vida de um muçulmano. Em sete casos uma criança muçulmana diz ter recordado uma vida de um hindu, e em 11 casos uma criança hindu diz ter recordado uma vida muçulmana (estes últimos casos são aqui chamados de casos semi-muçulmanos). A maioria dos muçulmanos na Índia não aceita oficialmente o conceito da reencarnação. Em alguns exemplos, a ausência desse conceito na doutrina islâmica fez com que os muçulmanos se tornassem hostis à investigação dos casos. Apesar disso, os casos são geralmente muito similares aos casos hindus mais comuns, sendo que para os casos muçulmanos e semi-muçulmanos há uma proporção mais elevada de mortes violentas quando as vidas anteriores são lembradas. Nos casos semi-muçulmanos, foi possível identificar marcas de nascença e comportamentos apropriados a outras comunidades religiosas. Tanto os pais hindus como os muçulmanos se sentiram incomodados ao ouvir a criança recordar uma vida passada em uma religião diferente das suas. É improvável que tais casos sejam o resultado de indícios sutis dados à criança para que ela adotasse uma identidade diferente da atual.

(mais…)

A PERCEPÇÃO TELEPÁTICA NO ESTADO ONÍRICO, por Stanley Krippner e Montague Ullman (1969)

sábado, setembro 27th, 2014

S (sujeito), selecionado devido a seu bem-sucedido desempenho em estudo anterior sobre o sonho telepático, passou oito noites no laboratório. Seu sono foi monitorado por técnicas EEG-EOG. Assim que P (pesquisador) observava o início de um período REM (de movimentos rápidos dos olhos), acionava uma campainha, que despertava um psicólogo, acusticamente isolado, para que este se concentrasse num alvo selecionado ao acaso (um cartão impresso com determinadas imagens), cujo conteúdo S e P desconheciam. No final de cada período REM, P acordava S e lhe solicitava que relatasse o sonho. Os relatos e as associações que S fazia em torno deles eram gravados e posteriormente transcritos. O objetivo era verificar se haveria uma correspondência detectável entre o cartão usado em determinada noite e os sonhos de S nessa mesma noite. Após as oito noites, três peritos (que trabalhavam independentemente, sem comunicação) classificavam cada um dos oito cartões, contrapondo-os às transcrições dos oito sonhos, recorrendo a uma escala de cem pontos para indicar os graus de correspondência entre cada par de cartões-transcrições. A análise dos procedimentos de variação comparou as pontuações médias obtidas de oito pares críticos com as pontuações médias obtidas por cinqüenta e seis pares não-críticos. Obteve-se um F de 6,43 (7/28 df) (p<0,001), que confirmou a hipótese da telepatia e os resultados obtidos num estudo anterior sobre o sonho telepático.

(mais…)

UM EXPERIMENTO DE PSICOMETRIA ‘ESPONTÂNEO’ COM A SRA. EILEEN GARRETT (1968), por Lawrence LeShan

quinta-feira, setembro 18th, 2014

Neste artigo a poderosa médium Eileen Garrett obtém sucesso em um teste psicométrico realizado em 1964. Ela 2 anos depois passou em um rígido experimento de psicometria com o mesmo autor, onde demonstrou que psíquicos podem ser úteis em localizar pessoas desaparecidas, mostrando que seus poderes ainda funcionavam extraordinariamente bem, aos 73 anos de idade.  Ela faleceu aos 77 anos. Nunca foi pega em fraude e dedicou toda a sua vida às pesquisas. Quem dera tivéssemos mais médiuns e psíquicos com essa disposição… 

(mais…)

Arqueologia Intuitiva: Egito e Irã (1976), por J. Norman Emerson

domingo, setembro 14th, 2014

Neste artigo o arqueólogo mais importante do Canadá, J. Norman Emerson, descreve os testes que o arqueólogo da Universidade do Teerã, o Dr. Negabon, fez com o psíquico George McMullen, bem como os testes feitos pelo filho de Edgar Cayce, o Sr. Hugh Lynn Cayce, tendo passado em ambos com louvor. George também descobriu dois sítios de caverna enquanto no Irã. Há menções interessantes a dois outros psíquicos, um deles sendo a Sra. Dorothy Eady, que também era uma arqueóloga tendo feitos descobertas em seu campo e que já foi tema deste blog neste link. O outro é o Sr. Raymond Réant, um quase desconhecido por aqui (e até onde pude estudar, não muito notável ou bem pouco documentado).

(mais…)

Investigando Médiuns Mentais: Sugestões de Pesquisa da Literatura Histórica (2010), por Carlos Alvarado

sexta-feira, setembro 12th, 2014

A mediunidade mental é um processo complexo que envolve uma variedade de fatores que precisam de maiores estudos antes que possamos aumentar a nossa compreensão do fenômeno. O propósito deste artigo é oferecer ideias e temas para pesquisas futuras — principalmente de uma perspectiva psicológica e com ênfase na antiga pesquisa psíquica. Os temas discutidos são o transe mediúnico (e.g., função, estágios, e profundidade), mentação mediúnica (e.g., imageria, símbolos), as dramáticas capacidades da mente subconsciente, a relação entre mente e psicopatologia, a variedade das experiências relatadas pelos médiuns além das suas performances (e.g., experiências dissociativas e PES), e a mudança dos aspectos mediúnicos ao longo do tempo. Argumenta-se que o estudo de casos isolados em profundidade de médiuns específicos e estudos interdisciplinares nos ajudarão a entender a mediunidade mais completamente.

(mais…)

CRIMES E DESAPARECIMENTOS RESOLVIDOS COM A AJUDA DE MÉDIUNS OU PSÍQUICOS (PARTE 8)

segunda-feira, setembro 8th, 2014

Neste artigo, uma das mais poderosas médiuns do mundo, a Sra. Eileen Garrett, foi colocada sob condições controladas e pedida para localizar uma pessoa desaparecida. Ela conseguiu dar a localização precisa dessa pessoa antes que os familiares ou a polícia tivessem qualquer ideia de onde ela estaria.

(mais…)

crimes e desaparecimentos resolvidos com a ajuda de médiuns ou psíquicos (parte 7)

terça-feira, setembro 2nd, 2014

Estes 2 casos são contados por Jeffrey Mishlove em “The Roots of Consciousness”, os quais investigou pessoalmente. A psíquica dos 2 casos é Kathlyn Rhea. A filha da psíquica tem um blog que é constantemente atualizado neste link. Ela informa que o 1º desses casos foi o que levou a mãe ao estrelato, sendo um dos primeiros casos dela. Ela foi apelidada de “A Descobridora de Corpos” pela mídia. Estou solicitando documentos da época do caso por ali. Vejamos se ela atende. Abaixo segue a tradução do respectivo trecho  do livro de Mishlove.

(mais…)

Entradas (RSS)