Arquivo março, 2017

Caso Galdino – Carta do dia 02/08/2014

quinta-feira, março 30th, 2017

Eis a carta completa do dia 02/08/2014, psicografada pelo médium Nilton Sousa, referente ao caso Galdino Alvez Bezerra Neto. Para ver um arquivo em pdf com fotos da carta original, clique aqui. Para quem quiser ver minha transcrição da carta em um arquivo mais leve, em doc, clique aqui.

HIPOMETABOLISMO VOLUNTÁRIO EM UM IOGUE INDIANO (1987)

segunda-feira, março 27th, 2017

Neste artigo os pesquisadores confirmaram que os iogues indianos são capazes de entrar em um estado de hipometabolismo autoinduzido, mas os mecanismos permanecem desconhecidos. Para ler o artigo em português, clique aqui. Para ler o artigo em inglês, clique aqui.

Estudos sobre um iogue durante um confinamento de oito dias em uma cova fechada subterrânea (1973)

quinta-feira, março 23rd, 2017

Eis a versão completa do artigo sobre o iogue capaz de parar o próprio coração. Para ler, clique aqui. Eu busquei saber se seria possível reproduzir o fenômeno por meio de truque. Achei a exibição de um mágico (Guy Bavli) que supostamente simula o fenômeno aqui. Mostrei o vídeo a um neurocientista, que disse que o que o mágico fez é um truque muito mal feito. Monitores de ECG são muito sensíveis ao movimento, razão porque o paciente tem que ficar completamente imóvel durante o exame, caso contrário os artefatos atrapalham completamente o traçado. Chama a atenção também que os batimentos cardíacos observados através dos sinos estão em frequência mais alta do que o do ECG. Em suma o truque é muito simples, um monitor de ECG pré programado para simular a assistolia, duas atrizes como auxiliares de palco e uma encenação de uma parada cardíaca. Algo extremamente diferente do que o iogue fez…

Uma Experiência GESP de Sonhos Usando Alvos Dinâmicos e Votação Consensual (1999), por KATHY DALTON, FIONA SIONKAMP E SIMON I. SHERWOOD

terça-feira, março 21st, 2017

Este artigo traz exemplos muito bem documentados e de uma correspondência incrível de psi em sonhos, obtidos em uma experiência controlada. Pode-se dizer que se trata de uma replicação bem sucedida dos experimentos de sonhos feitos por Krippner. Uma das minhas correspondências preferidas foi quando usaram como alvo uma cena do filme A Lenda, com Tom Cruise. A cena, exibida por volta das 3 da manhã, enquanto o sujeito dormia, mostrava o demônio. Para quem quiser ver a cena exata, o filme está disponibilizado aqui. Ela inicia quando o demônio sai do espelho, em 01h 03min 30s, e vai até 01h 05min 30s, em um total de 2 minutos. Para o experimento, porém, algum corte foi feito, pois a cena no experimento levava 1 minuto exato. Vejam a cena. Viram? Agora leiam o relato do sonho do sujeito: “Sonhei com um homem com um rosto gravemente queimado ou mutilado. Houve um close-up de seus lábios quando ele tentou falar. Sua boca parecia normal, mas havia uma mancha verde no lábio. Isso o fez parecer um alienígena”. Com correspondências tão precisas assim, fica muito difícil não concluir pela existência de psi. Para ler o artigo traduzido, clique aqui.

A alegação ióguica de controle voluntário sobre o batimento cardíaco: uma demonstração incomum (1973)

segunda-feira, março 13th, 2017

Os iogues na Índia durante muito tempo guardaram a reputação de desenvolver um notável controle das funções corporais. Teoricamente, acredita-se que todas as funções viscerais podem ser trazidas sob controle voluntário pelo treinamento ióguico prolongado, mas talvez sua alegação mais fascinante seja a habilidade de parar o coração à vontade. Um iogue aceitou demonstrar tal capacidade em situações controladas. Seu caso foi publicado em duas revistas científicas. Infelizmente, só consegui o artigo em que o caso foi publicado em uma versão resumida. Para lê-lo em português, clique aqui. Para lê-lo em inglês, clique aqui.

Cérebro dividido: percepção dividida, mas consciência não dividida (2017)

quarta-feira, março 8th, 2017

Este artigo foi publicado em uma revista de altíssimo fator de impacto, a Brain: a Journal of Neurology. (Fator de Impacto em 2016: 10,103). Os autores do artigo sobre pacientes com o cérebro dividido alegam que os dois hemisférios cerebrais (no paciente estudado) não trocam informações entre si. O que é processado no lado esquerdo, fica no lado esquerdo. O que é processado no lado direito, fica no lado direito. Então um processamento visual que esteja sendo feito pelo lado direito não consegue ser comparado com um processamento visual que esteja sendo feito pelo lado esquerdo. Mas na hora que a informação é expressa (ou pela mão esquerda, ou pela direita, ou pela fala – a fala provavelmente comandada pelo lado esquerdo do cérebro), ela se mostra unificada. O que este artigo demonstra (e que precisa fortemente de replicação) é que imagens apresentadas a um hemisfério cerebral podem ser acessadas pela circuitaria cognitiva do outro hemisfério, mesmo com o corpo caloso seccionado e isso contraria as bases da neurociência cognitiva. Temos aí algumas possibilidades:
1) esses resultados estão errados e não serão replicados;
2) esses resultados serão replicados mas ainda com a possibilidade de que comissuras (comunicações) de pequeno tamanho tenham (ou assumam) um papel mais relevante na comunicação interhemisférica do que previamente se sabia; ou
3) estamos diante da maior evidência de não localidade da consciência já demonstrada.
Para ler a minha tradução, clique aqui.
Para ler o original em inglês, clique aqui.
Para ler o material suplementar (em inglês), clique aqui.

Irma Maggi, Uma Psíquica de Dois Mundos (2012) de Juan Gimeno

sexta-feira, março 3rd, 2017

Talvez Irma Maggi seja a mais famosa psíquica argentina. Ao que me consta, nunca foi pega em fraude. Um pouco de sua história pode ser lida aqui. Para quem quiser conhecer outros psíquicos argentinos, acesse aqui.

Entradas (RSS)